top of page

PROJETOS

Rodrigo da Rosa publica a princípio artigos acadêmicos em revistas de literatura, em seguida poemas em jornais, festivais literários e em diversos livros, crônica em festival literário, tradução de poesia espanhola e organização de livro. 
Incluímos também nesta aba participação em trabalhos audiovisuais, como o documentário "Eu ainda existo" e os vídeoclipes "El segundo viaje", do compositor Wagner Dias e "Dirigindo a Kombi", dos Doutores da Alegria.

Últimos Projetos

2015 - Atual

Inclusão escolar e políticas de educação especial: direito ao ingresso, permanência e aprendizagem nas escolas municipais paulistanas.

Descrição: Esta pesquisa fundamenta-se em discussões sobre direito à educação e papel do Estado no atendimento escolar de alunos público-alvo da educação especial.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Integrantes: Marcos Rodrigo da Rosa - Integrante / Simone Girardi Andrade - Integrante / Rosângela Gaviloli Prieto - Coordenado

 

2015 - Atual

LEPSI - Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância - IP/FEUSP

Descrição: Implicação dos sujeitos envolvidos na educação inclusiva, especialmente em relação com educandos com TEA. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Integrantes: Marcos Rodrigo da Rosa - Integrante / Rinaldo Voltolini - Coordenador.

 

2014 - Atual

GEDESP Vygotisky

Descrição: Grupo de estudos sobre Defectologia e outras produções do psicólogo e educador Lev Semenovitch Vygotsky. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Integrantes: Marcos Rodrigo da Rosa - Integrante / Karina Soledad Maldonado Molina Pagnez - Coordenador.

Eu Ainda Existo - Alunos da EMEF João Pedro e Asilo Nossa Senhora da Conceição

Organizadores: Rodrigo da Rosa e Juliana Louvem.

 

O projeto, nascido de uma experiência simples, mas ainda rara na nossa cultura: visita a um asilo, com a intenção de doar atenção e de aprender com os mais sábios. 

Assista ao vídeo no Vimeo

Senha: aindaexisto

 

  • Vimeo App Ícone
  • s-facebook

"Alma Oblíqua" - Tradução de livro de poesia do espanhol Vicente Cervera Salinas (2012).

 

"O livro que o leitor brasileiro tem em mãos vai lhe proporcionar a oportunidade de entrar em contato com um dos mais novos expoentes da atual lírica espanhola, Vicente Cervera Salinas. (...) Este que ora nos chega pelas mãos do jovem paulistano, Rodrigo da Rosa, ostenta uma tradução amorosa e cuidadosa, fruto de um demorado tempo de interlocução com o poeta espanhol." - Laura Janina Hosiasson.

http://www.livrariacultura.com.br/p/alma-obliqua-30216007

 "El segundo viaje" - baseado no poema de Vicente Cervera Salinas.

 

Atuação e tradução de poema  para o videoclipe.

https://www.youtube.com/watch?v=E8tVz84NfgE

 Dirigindo a Kombi - Figuração em videoclip dos Doutores da Alegria.

 

Participação do II Festival de Literatura da Faculdade de Letras USP - 2008 

https://goo.gl/OG62Nz

Miriade 290 - o que Pode a Escrita - Julio Gropa Aquino & Bartira Ibri.

Livro resultado de produções literarias da Disciplina Psicologia da Educação - Faculdade de Educação da USP - 2007. Participação com um texto.

Projetos Anteriores e Atuações Culturais

  • 2011 - 2013 Inclusão escolar e novas exigências nos campos político, da gestão e pedagógico: focalizando práticas de professores de educação especial.

  • Descrição: Pesquisa sobre a política pública de inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação em implantação em rede municipal de ensino paulista desde 2005. Justifica-se a relevância do trabalho pela necessidade de monitoramento de implicações de conjunto de normativas e de orientações nacionais que propõem mudanças significativas na educação especial, enquanto política, estrutura de serviços e diretrizes para a prática de professores nessa área. Pautado no alinhamento da educação especial com princípios da educação inclusiva, o município de São Paulo instituiu, em final de 2004, sua política de educação especial que, entre outras tarefas, visa a assegurar a esse alunado, matriculado na classe comum, condições de acesso e permanência na escola até que atinjam níveis mais elevados de ensino. Nas normativas daquele ano foram criados e regulamentados centros de formação e acompanhamento à inclusão em cada uma das suas treze Diretorias regionais de educação educacionais da capital paulista. Em sintonia com tal processo, esta pesquisa tem por objeto a política de educação especial paulistana e seu objetivo é apreender e analisar suas implicações na gestão dos centros de Campo Limpo e Freguesia do Ó/Brasilândia, as concepções e práticas de atendimento educacional especializado desenvolvidas em escolas municipais nessas regiões pelas professoras de Salas de apoio e acompanhamento à inclusão e discutir efeitos do atendimento educacional especializado na aprendizagem da população-alvo da educação especial, bem como averiguar quais referências teórico-práticas subsidiam a atuação desses professores. Apoiada em pesquisa na vertente qualitativa, mais especificamente na pesquisa-ação como abordagem teórico-metodológica, teve sua origem pautada em interesse de desenvolver ações colaborativas entre profissionais do referido centro e da equipe de pesquisadores da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.. 

  • Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
    Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . 

    Integrantes: Marcos Rodrigo da Rosa - Integrante / Rosangela Gavioli Prieto - Coordenador / Simone Girardi Andrade - Integrante.

  • Publicação de artigos: 

    • “Santiago de Cuba (sub-capítulo de El reino de este mundo) y la música”, revista de literatura Cartaphilus, Espanha, 2007;

    • ”Natureza e cultura em Ela canta, pobre ceifeira, de Fernando Pessoa”, Revista de literatura Cronopios, 2006;

    • "Sor Juana y Cristóbal Colón, la evolución del lenguaje”, Revista de literatura Cronopios, 2006.

 

  • Publicação de poemas próprios: 

    • 2º Festival de Literatura do curso de Letras – USP, 2006, publicação em livro em 2008;

    • 1º Festival de Literatura do curso de Letras – USP, 2004, publicação em livro em 2006;

    • Jornal de Montemor-o-novo, Portugal, 2006;

    • Revista de Literatura Balaio, 2005 e 2007;

    • Revista de literatura Cronopios, 2006;

    • Revista do curso de Letras, 2005;

    • Revista de literatura dos estudantes da USP, Originais reprovados, 2006.

 

  • Iniciação científica: construção de verbetes das citações da obra de Jorge Luis Borges, orientação de Jorge Schwartz, 2005 e 2006.

 

  • Desenvolvimento de Projeto de Iniciação musical para Ensino Fundamental – Faculdade de Educação, Escola de Aplicação – USP, 2002.

 

  • Vencedor do Festival de poesia do curso de letras da USP, 2004; Menção honrosa no Festival de poesia do curso de letras da USP, 2006.

 

  • Grupo cultural e teatral Nossa Terra, 1997 a 2000.

 

  • Grupo de canto Coral das Artes de Embu – 1999, atuando; habilidades interpretativas, musicais e compreensão histórico-musical.

bottom of page